Início Notícias Cidades Associação de Moradores do Parque Esplanada I promove ações por segurança pública

Associação de Moradores do Parque Esplanada I promove ações por segurança pública

0 370

A Associação de Moradores e Comerciantes do Parque Esplanada I (ASMOCOPE I) realizou reunião com moradores, para discutir o programa Vizinhança Solidária, implantado no bairro em meados de 2015, em parceria com a Polícia Militar.

Como convidado especial, o Comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar em Valparaíso de Goiás, Tenente Coronel Danilo Braga, conduziu a palestra sobre comportamento e segurança. Braga falou das dificuldades enfrentadas pela PM, por conta da falta de efetivo e convocou os moradores a unirem forças em torno da luta por segurança. Segundo informou, o projeto Vizinhança Solidária já está em pleno funcionamento em todo o mundo, apresentando resultados fantásticos.

Basicamente, o programa consiste em promover a integração entre vizinhos e destes com a PM. Através de grupos de Whatsapp, a PM conta com apoio dos moradores, que utilizam os grupos para denunciar crimes e atividades suspeitas, permitindo à força policial antecipar a ação de combate ao crime.

O presidente da Associação, José Lima, chamou a atenção para a importância de a vítima de crimes registrar ocorrências. Segundo relatou, a polícia trabalha com estatísticas, para definir as áreas que precisam de maior proteção policial. Como os moradores não possuem o hábito de denunciar e fazer o BO, fica a impressão de que o bairro é tranquilo e portanto, não necessita de muita proteção.

A ASMOCOPE I busca ampliar o alcance do programa, que já apresenta resultados significativos. Segundo o morador Danilo Pinto, que é um dos organizadores e coordenadores do projeto no bairro, já é possível registrar uma queda nos índices de criminalidade. “Antes eram registradas diversas ocorrências de assalto a comércio e desde a implantação do projeto, este tipo de crime praticamente foi extinto. O bandido percebe que está sendo vigiado e acaba desistindo da ação criminosa”. Afirmou Danilo.

Para Danilo Pinto, a participação dos moradores é essencial para que o programa funcione plenamente. “A gente tem lutado para motivar os moradores a acreditarem no projeto. Não é uma tarefa simples, principalmente por não conhecermos nossos vizinhos o suficiente para que possamos aborda-lo. Mas com muita determinação e a certeza de estarmos no caminho certo, estamos conseguindo”. Relatou.

A Prefeita Lucimar Nascimento também participou da reunião e em sua fala, lembrou que apesar da falta de investimento do estado de Goiás nas polícias, o seu governo tem contribuído para a segurança pública. Segundo Lucimar, mesmo não sendo obrigação do município, a prefeitura paga hora extra, para que policiais possam atuar por mais tempo, ampliando o número de homens ativos nas ruas.

Lucimar lembrou ainda que além de fornecer imóvel e infraestrutura para a Delegacia da Mulher, construiu uma delegacia inteira para que a Polícia Civil pudesse atuar com mais eficiência.

Também estiveram presentes os pré-candidatos a prefeito de Valparaíso, Ricardo Viana do PDT e Dr. Roberto Martins, do PT, que inclusive é morador do Parque Esplanada I. Outra presença de destaque foi a do vice-presidente da Associação de Moradores da Cidade Jardins, Vanderli Fernandes e de representante de comerciantes do bairro vizinho, que vieram conhecer o projeto. Ambos estão empolgados para levar o Vizinhança Solidária também para o Cidade Jardins, ampliando o alcance do programa.

Curta Tribuna da Ride do Facebook e fique por dentro das notícias da sua cidade.

NENHUM COMENTÁRIO

Faça um comentário