Início Cidades Brasília Denúncia de nepotismo em Samambaia DF

Denúncia de nepotismo em Samambaia DF

0 1009

A denúncia de nepotismo na Regional de Samambaia da Secretaria de Educação do Distrito Federal coloca em cheque a credibilidade dos processos seletivos do DF.

Segundo a denúncia feita por candidatos aprovados e ainda não convocados no processo seletivo para professor temporário, uma candidata classificada na posição 363 teria sido nomeada, apesar de apenas 234 terem sido chamados do banco de aprovados.

A denúncia aponta para a relação de parentesco da candidata, que é irmã de uma funcionária considerada braço direito do Diretor da Regional. Os denunciantes levaram o caso ao Ministério Público e à Ouvidoria da Secretaria de Educação, resultando em um pedido formal de desculpas da Subsecretaria da SUGEPE. Apesar disso a Regional alegou que tratava-se de uma carência que ninguém iria querer assumir e que o erro seria reparado.

Os aprovados solicitaram uma revisão geral dos contratos temporários da Regional, por acreditarem que existam mais irregularidades e questionam a seriedade do processo seletivo, que segundo acreditam, pode estar sendo manipulado em outras Regionais.

Em reunião com os aprovados, o Diretor Regional declarou que a Gerente do GPROF, irmã da pessoa contratada de forma irregular, teria sido exonerada. Mesmo assim, o banco de vagas continua desatualizado e não foram realizadas novas convocações, apesar de vagas disponíveis.

Existe um quantitativo de vagas abertas que não foram preenchidas, muitas delas já em final de carência, cujos alunos ficaram sem aulas, porque as vagas não foram oferecidas aos profissionais do banco de reserva e a Regional não realizou a substituição. Esta constatação escancara a falta de compromisso com a educação, já que mesmo havendo professores disponíveis, o GDF preferiu não contratar e deixou as crianças sem estudar.

Ainda segundo a denúncia, estas vagas não oferecidas ao banco são ocupadas pelos chamados “contratos de gaveta”, que contemplam parentes e amigos de funcionários.

11134422_744751222308808_737234132_n

segunda logo

NENHUM COMENTÁRIO

Faça um comentário