Início Chapada Diamantina - BA Ibiquera leva atendimento de saúde a domicílio para região do Rio Seco

Ibiquera leva atendimento de saúde a domicílio para região do Rio Seco

Por Danilo Pinto

Na sequência dos avanços da área de saúde pública em Ibiquera-BA, o Prefeito Ivan Almeida levou atendimento médico domiciliar aos moradores da comunidade do Rio Seco. A cidade que não tinha atendimento na sede, agora leva os médicos até as casas das pessoas, na zona rural.

São visíveis os avanços da saúde pública municipal de Ibiquera, após quase oito meses da gestão Ivan Almeida. Além da melhoria no atendimento da sede, que conta com equipe de enfermagem e médicos de plantão, especialistas, exames de imagem e laboratoriais, dentre outros, a comunidade rural passou a ser assistida nas suas casas.

Somente nesta terça, mais de 50 pacientes foram atendidos, sem precisarem se deslocar até a sede do município. Esta comodidade permite que as pessoas cuidem da saúde, sem depender de deslocamentos, muitas vezes difíceis, para buscarem um posto de saúde ou hospital.

O atendimento é realizado por uma equipe completa de profissionais, que percorre as comunidades rurais do município, levando consigo material de trabalho e muita dedicação. Nesta terça-feira (29) foi a vez da comunidade do Rio Seco, mas outras localidades, como Munduri e Floresta já receberam a equipe, que vai continuar levando saúde pra roça.

O Prefeito Ivan Almeida resolveu investir em um programa de saúde preventiva, no qual a equipe percorre o município, levando atendimento até as pessoas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cuidar das pessoas para que não fiquem doentes, além de ser muito mais interessante para o paciente, que poderá evitar problemas futuros, ajuda a economizar recursos. “Fica muito mais caro tratar do paciente, depois que ele adoece e procura atendimento. Nossa meta é evitar que as pessoas adoeçam, oferecendo a elas um atendimento humanizado e orientando-os para práticas saudáveis, que permitam uma melhor qualidade de vida. Assim fica mais fácil aplicar nossos poucos recursos, obtendo resultados ainda melhores, para manter uma população mais saudável.” Declarou a Enfermeira Danusa Pinto, responsável pelo atendimento médico na zona rural.

Outra vantagem de ir até o paciente é a possibilidade de diagnosticar e tratar algumas doenças ainda na fase inicial, permitindo uma recuperação mais tranquila e evitando que o mal se agrave, colocando em risco a vida do paciente.

Além de ir até o paciente, a equipe leva consigo todo o material e medicamentos de que pode precisar, para realizar o atendimento.

Médicos na zona rural são uma amostra dos investimentos em saúde

NENHUM COMENTÁRIO

Faça um comentário