Início Esporte Jovem poderá representar Valparaíso em mundial de basquete

Jovem poderá representar Valparaíso em mundial de basquete

0 559

Vitor Hugo, de 22 anos, foi convidado para integrar time com chances de disputar com equipe americana

De Valparaíso de Goiás para o mundo. É confiando no talento que tem para o basquetebol que o jovem de 22 anos, Vítor Hugo Alves do Santos, morador do Jardim Oriente, sonha em um dia poder jogar no país considerado o berço do esporte. Depois do título de campeão brasiliense, a próxima meta do atleta é representar o município nos Estados Unidos, no campeonato mundial que reunirá atletas de vários países, em setembro de 2016.

Filho de um cobrador de ônibus e uma dona de casa, Vítor teve os primeiros contatos com o basquete aos 12 anos. Antes, ele jogava futsal e arriscava umas manobras no skate. Ele conta que tudo começou meio de brincadeira durante as aulas de educação física, no Ginásio de Esportes do Jardim Oriente.

“Apesar de as escolas darem preferência ao futebol, a gente tinha aula de basquete mais ou menos uma vez por mês. Mas, felizmente, tive um professor que me viu jogar e me incentivou a prosseguir com os treinos. Gostei do incentivo. O problema é que eu não tinha dinheiro para comprar uma bola. Sensibilizado, um tio meu me deu de presente o meu futuro instrumento de trabalho”, relata emocionado.

Mas, só ter a bola não era suficiente para Vítor se tornar um atleta profissional. Ele precisava de um local para treinar. Foi então que ele resolveu usar a criatividade para vencer um dos desafios entre tantos outros que estavam por vir. “O jeito que encontrei foi improvisar uma cesta em casa mesmo”, revelou o atleta que chegou a cursar até o penúltimo ano de fisioterapia.

Ao longo de 10 anos, Vítor já colecionou vários títulos. O talento rendeu a ele o convite para integrar a Central Basketball Association (CBA), criada em 2013 pelos Estados Unidos. Nacionalmente échamada deCBA Brasil. Trata-se de uma liga americana que seleciona talentos no mundo inteiro, com a qual o jogador já assinou contrato.

Os jogadores da CBA Brasil que mais se destacarem no campeonato nacional 2016 serão selecionados para ir aos EUA disputar  a final contra a equipe campeão CBA USA. Lá terão a oportunidade de treinar com preparadores da NBA e integrar a principal liga de basquete norte-americana. Poderão ainda ser escolhidos para jogar em ligas canadenses e européias.

Texto: Francisco Gomes

Foto: Fernanda Queiroz

Al_ASPC73BJUtcWQD5iGxlievjFeQHh0_NeHpLSIpsu9segunda logo

NENHUM COMENTÁRIO

Faça um comentário