Início Notícias Cidades Manifestação por segurança na BR 040 em Valparaíso de Goiás

Manifestação por segurança na BR 040 em Valparaíso de Goiás

0 483
Por Danilo Pinto

Por Danilo Pinto

Após mais um latrocínio no bairro Parque Esplanada I, em Valparaíso de Goiás, populares realizaram uma manifestação na BR 040, pedindo segurança e paz.

Organizado por moradores do Condomínio Green Park II e dos bairros Parque Esplanada I e Cidade Jardins, a manifestação teve o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o abandono das cidades do Entorno de Brasília, expostos à violência e à falta de segurança.

Dentre as reivindicações, moradores cobraram a criação da Guarda Municipal, melhoria na iluminação pública e principalmente, reforço do policiamento.

Valparaíso conta com apenas 30 policiais por dia, em média, para cuidar da segurança de 200 mil habitantes. Seria necessário pelo menos 5 vezes este efetivo, para se atingir o mínimo necessário para atender às necessidades da população. Apesar de a população crescer assustadoramente, nenhum investimento tem sido realizado pelo governo estadual, que é o responsável pela segurança pública, mas nem mesmo a reposição de policiais mortos ou aposentados tem realizado.

Muito além da falta de policiais, a quantidade de viaturas é insuficiente para a demanda e segundo denúncias, muitas vezes não saem do Batalhão por falta de combustível, além de faltar munição para os policiais poderem ir para a rua em alguns momentos.

Um diferencial desta manifestação é que ela não interrompeu o trânsito como um todo, mas revezou o fechamento das pistas de forma alternada, permitindo que o trânsito tivesse fluidez. Segundo a organização, o objetivo era chamar a atenção da população e não causar transtornos.

Pacífica e organizada, a manifestação foi acompanhada de perto pela Polícia Rodoviária Federal e pela Via 040, empresa que administra a rodovia, ambas empenhadas em garantir a segurança de todos. Os manifestantes cumpriram rigorosamente os prazos acordados com as autoridades, desocupando a via às 19:30, após uma hora e meia de ato.

NENHUM COMENTÁRIO

Faça um comentário