Início Esporte Pedalar, de esporte a estilo de vida, uma forma diferenciada de viver

Pedalar, de esporte a estilo de vida, uma forma diferenciada de viver

0 2258
Por Danilo Silva Pinto

Por Danilo Silva Pinto

Neste 19 de agosto comemoramos o Dia Nacional do Ciclista e a Tribuna da Ride não poderia deixar de falar sobre esta que é uma das modalidades esportivas mais versáteis do mundo. O simples ato de pedalar, equilibrando o corpo sobre duas rodas já é em si um momento mágico na vida de uma criança. Quando adulto, a bicicleta passa a ter significados que podem, de fato, mudar uma vida.

Ganhar uma bicicleta! Certamente, terá sido este, um dia, o sonho de toda criança, mas o que de fato significa ter uma bicicleta? Ao ganhar a primeira bicicleta, jamais poderíamos imaginar que ela poderia se tornar a companheira de toda uma vida, ou que um dia faríamos dela nosso meio de transporte ou nossa válvula de escape para o stress do dia-a-dia. Pois bem, a bike é hoje a companheira diária de pessoas, que a escolhem por motivos tão distintos, que seria um risco querer enumerar todos eles.

Brasília e região metropolitana possuem um dos maiores contingentes de ciclistas do Brasil. A topografia plana, as pistas retas, a flora do cerrado, os parques, o céu, tudo em Brasília é um convite a uma pedalada. Logo ao amanhecer, os ciclistas já estão na estrada, seja para ver  sol nascer em algum lugar especial, ou a caminho do trabalho. É comum encontrarmos atletas em treinamento, paramentados e conduzindo verdadeiras máquinas de pedalar, ao lado de pessoas que optaram por ir de bike ao trabalho, trafegando quase sempre com mochila nas costas e um olhar atento ao trânsito. No final do dia não é diferente, são grupos de ciclistas iniciando seus passeios e trilhas e aqueles trabalhadores voltando para suas casas, incansáveis, a pedalar quilômetros, diariamente.

Quem nunca foi pedalar no Parque da Cidade, jamais saberá o prazer de percorrer os 10 km de pista, ao lado de anônimos, que fazem parte da mesma história. São casais de namorados, amigos, colegas de trabalho, totais desconhecidos, que sempre se encontram por aquelas curvas e retas, compartilhando deste momento especial, que é pedalar e sentir a brisa no rosto, sentir a liberdade de poder avançar sobre duas rodas e ser feliz.

Mas nem tudo é beleza e alegria, muitos amigos têm ficado pelo caminho, mortos ou gravemente feridos, em acidentes que poderiam ser evitados, se motoristas e ciclistas se respeitassem. Os ciclistas, principalmente os que utilizam a bike como esporte, estão cada vez mais conscientes da responsabilidade de pedalar ao lado dos carros, mas ainda existem muitos que se arriscam me manobras perigosas, além dos motoristas que colocam em risco a segurança do ciclista, dando-lhe fechadas ou retirando-lhe o espaço no bordo da pista. Fica o alerta, vamos nos respeitar mutuamente e promover um trânsito mais seguro para todos. Outro fator que assusta os ciclistas são os assaltos. É cada dia maior o número de ciclistas abordados por ladrões nas ruas das nossas cidades e pedalar sozinho tem se tornado uma aventura perigosa.

Lembra aquela criança que sonhava um dia ter uma bicicleta? hoje ela pode ser cada um de nós, montados na nossa magrela a percorrer as estradas e buscar.novos sonhos, os sonhos de um dia sermos capazes de conviver harmonicamente, ciclistas, pedestres, motoristas e motociclistas. Façamos a nossa parte!

Parabéns a você, que escolheu a bike como parte de sua vida!

Publicidade:

Outdoor_2013-2014 (1)

NENHUM COMENTÁRIO

Faça um comentário