Início Notícias Cidades Valparaíso de Goiás ganha novos postos de coleta de lixo eletrônico

Valparaíso de Goiás ganha novos postos de coleta de lixo eletrônico

0 468

Município passa a contar com 10 caixas coletoras para incentivar o descarte correto dos resíduos

Qualquer material movido à energia ou à bateria pode ser considerado lixo eletrônico quando em desuso. Nessa lista estão aparelhos como computadores, liquidificadores, televisores e celulares. Descartados incorretamente, esses equipamentos podem provocar danos ao meio ambiente e à saúde humana. Como forma de conscientizar a população desses riscos, a Prefeitura de Valparaíso de Goiás tem atuado por meio de parcerias com entidades como a ONG Programando o Futuro para facilitar a coleta e o destino correto dos resíduos eletrônicos produzidos na cidade.

Até 2015 havia apenas três postos de coletas exclusivos para esse tipo de lixo. Agora, o município já conta com 10 pontos de descarte. As novas caixas coletoras foram entregues simbolicamente à comunidade em solenidade realizada no dia 29 de janeiro, no auditório da Secretaria de Educação. Na ocasião também houve a distribuição de kits de cartilhas educativas para as escolas da rede municipal de ensino. Foram confeccionados um total de 50 mil exemplares.

Ainda durante o evento, foi celebrada a assinatura de um convênio já firmado entre a ONG e a Fundação do Banco do Brasil. O resultado do acordo foi a aquisição de um veículo destinado exclusivamente para o recolhimento do lixo eletrônico disposto nos pontos de coleta espalhados por vários bairros do município. A parceria permitiu também a compra de uma ferramental pneumática. A ferramenta, movida a ar, é utilizada em processos como aperto, acabamento, rosca, corte e serra.

Tanto a produção das caixas coletoras quanto a impressão das cartilhas foi possível graças à parceria da Programando o Futuro com a Embaixada da Austrália, que reconheceu a excelência do trabalho realizado pela ONG em prol do desenvolvimento sustentável não só em Valparaíso, mas em outras cidades do entorno e no Distrito Federal. As caixas foram confeccionadas de plástico reciclável e serão instaladas nos bairros Céu Azul, Valparaíso II, Jardim Oriente, Cidade Jardins, Esplanada I e Etapas A, D e E.

A cerimônia contou com a presença da Prefeita Lucimar Nascimento. Também estiveram presentes as representantes da embaixada da Austrália, Viviane Franco, do Ministério das Comunicações, Verônica Fialho, Banco do Brasil, Rosângela Tângeles. Participaram ainda a Secretária de Educação, Ana Claudia Malta e outros representantes da Administração municipal.

Texto: Francisco Gomes

segunda logoAnúncio Midia do Pão

NENHUM COMENTÁRIO

Faça um comentário