Início Saúde Valparaíso de Goiás realiza mobilização para combater a dengue e a chikungunya

Valparaíso de Goiás realiza mobilização para combater a dengue e a chikungunya

0 959

Dengue a Chikungunya, riscos que precisam ser evitados

Governo municipal realiza grande reunião para mobilizar a sociedade no combate ao mosquito aedes aegypti e para informar sobre a importância da vacina contra o HPV

Os números de notificações de dengue em Valparaíso de Goiás são considerados baixos, tanto que o município recebeu da Secretaria Estadual de Saúde a carta verde, que parabeniza cidades com baixíssimo risco de epidemia.

Mas a manutenção e até a queda no índice de notificações dependem de esforços da gestão municipal e dos moradores de Valparaíso. Por isso, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde realizam uma grande reunião nesta terça-feira (17), com o objetivo de esclarecer a população sobre medidas para prevenir a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas da Chikungunya, uma doença bastante perigosa, que já chegou ao território brasileiro.

De acordo com o Ministério da Saúde, o risco não pode ser desconsiderado. O número de casos de dengue cresceu 162% no Brasil este ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados fazem parte do balanço divulgado pelo ministério na quinta-feira (12).

Entre as autoridades convidadas para a reunião em Valparaíso, está o prefeito de Aruanã (GO), Paulo Valério. Durante sua gestão, o município reduziu significativamente as notificações de dengue.

Vacinação contra o HPV

A reunião também vai abordar a importância da vacinação contra o HPV entre meninas de 09 e 13 anos. Segundo o Portal Brasil, a campanha do Ministério da Saúde deste ano vai focar na imunização de meninas entre 9 e 11 anos de idade.

As meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também podem aproveitar a oportunidade de se prevenir e procurar um posto de saúde ou falar com a coordenação da escola para dar prosseguimento ao esquema vacinal. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14.

Essa pode ser a primeira geração praticamente livre do risco de morrer do câncer do colo do útero, já que o Papiloma Vírus Humano (HPV) é a principal causa da doença. A meta é proteger 80% do público-alvo. Por isso, é importante que tomar as três doses da vacina.

Serviço:       

O que: Reunião de combate à dengue, chikungunya e ao HPV
Onde: Sede da Secretaria Municipal de Educação, nas quadras 13/15, Etapa A, bairro Valparaízo I
Quando: 17 de março, às 16h

Contato com a imprensa:

Cristina Sena (61) 8118-2999 e 8216-7862

Publicidade:

Matrículas abertas!!!

Matrículas abertas!!!

cartão Midia do Pão Valparaiso (2)

NENHUM COMENTÁRIO

Faça um comentário