Início Chapada Diamantina - BA Vaqueiros tomam as ruas de Ibiquera nos seus 59 anos de emancipação

Vaqueiros tomam as ruas de Ibiquera nos seus 59 anos de emancipação

Por Danilo Pinto

O município de Ibiquera-BA comemora 59 anos de emancipação política e administrativa com uma grande Festa do Vaqueiro. Tradicional a décadas, a homenagem aos vaqueiros havia deixado de ser realizada e acaba de ser resgatada pelo Prefeito Ivan Almeida.

A cidade amanheceu embalada pelos shows das bandas Sela Vaqueira, Seu Maxixe e Lua Cheia e logo foi tomada pelos vaqueiros, vindos de todos os cantos da Chapada Diamantina. Há muito que não se via tantos cavalos e cavaleiros nas ruas da cidade, que está verdadeiramente em festa. A homenagem aos vaqueiros é o reconhecimento da importância deste destemido guerreiro, que dedica sua vida a cuidar dos rebanhos e garantir uma das principais atividades econômicas da região.

O Prefeito Ivan Almeida havia prometido resgatar a tradição da Festa do Vaqueiro, mas nem o mais otimista dos ibiquerenses esperava uma festa tão boa. Elogiada por moradores e visitantes, a Festa do Vaqueiro, que contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Bahiatursa, não deixou em nada a desejar, se comparada às maiores festas da região. Ivan deu uma clara demonstração de que, com seriedade, dedicação e muito amor por seu povo, é possível realizar grandes feitos. Foi em busca de apoio do Governo Estadual e conseguiu o recurso necessário para presentear Ibiquera com uma festa à altura de sua grandeza.

O desfile dos vaqueiros fez recordar tempos passados, mas acendeu uma esperança de tempos melhores, afinal, Ivan Almeida deu uma clara demonstração de competência, superando todos os obstáculos encontrados, que tornavam esta festa quase impossível.

Ibiquera está de parabéns, tanto pelos seus 59 anos, quanto pelo resgate de suas tradições.

NENHUM COMENTÁRIO

Faça um comentário